segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

LENTE INTRAOCULAR RESTOR - DESENHADA PARA PRESBIOPIA


     Realizei mais um implante de lente intraocular ResTOR Asférica. A foto acima é do nosso paciente no primeiro dia de pós-operatório. Apresentava acuidade visual exigida pelo DETRAN para guiar veículo e conseguia ler jornais e revistas sem a necessidade de óculos.
A lente intraocular Asférica Restor foi desenhada para aumentar a sensibilidade ao contraste, reduzir dependência dos óculos e melhorar a visão funcional. Ela é uma lente multifocal difrativa apodizada asférica. A lente intraocular asférica IQ oferece vantagens sobre os implantes tradicionais, a dizer:
1. Dá melhor visão para perto e longe.
2. Melhora a sensibilidade ao contraste.
3. Proteção do filtro de luz azul.
4. Percepção de cores rica e vibrante.

As lentes de visão longe e perto são um grande salto evolucionário no que tange às lentes intraoculares. Reduzir o uso de óculos de leitura, sem comprometer a visão para longe é uma meta há muito perseguida pela Oftalmologia. Nos dias de hoje, ainda, a grande maioria das pessoas que se submete à cirurgia de catarata acaba por ter um implante de uma lente de visão simples - longe ou perto - o que acaba por exigir o que a pessoa carregue um óculos consigo para ler uma revista, checar preços, verificar uma bula de medicamento ou ler seu livro preferido. As lentes de visão longe e perto vêm trazer uma nova perspectiva para pacientes candidatos à cirurgia de catarata.
     O melhor candidato para esse tipo de lente é aquele que tem o forte desejo de enxergar sem óculos com expectativas realistas. Ainda existem algumas condições que devem ser res peitadas no caso desta lente. Costumo dizer que a lente longe e perto é uma lente exigente. Ela exige boas condições do olho para que possa oferecer todo seu potencial. Como exemplo: astigmatismo corneano igual ou menor que 0.75 dioptrias, ausência de doença retiniana que envolva a mácula e ausência de alterações pupilares.
     Muito brevemente estaremos vencendo a barreira do astigmatismo corneano com a chegada ao Brasil das lentes Restor Asférica Tórica.
     Caminhamos com a satisfação de saber que a cada dia podemos oferecer um leque maior de opções personalizadas para correção da catarata atendendo ao desejo de diminuir a necessidade de usar óculos após a cirurgia.

Postagens populares