sexta-feira, 15 de julho de 2011

CIRURGIA REFRATIVA A LASER NA HIPERMETROPIA COM PRESBIOPIA

 A hipermetropia é uma condição que leva o paciente de vista cansada( présbita) – aquele de 40 anos ou mais – a situações em que ele não consegue enxergar longe ou perto sem óculos. É quase impossível ficar sem óculos em quase todas as atividades durante o dia.       
            A cirurgia refrativa a laser ( LASIK) para o hipermetrope présbita propõe uma independência de óculos, permitindo uma boa visão para longe e perto sem óculos.
            Trabalharemos a dominância. A maioria das pessoas tem um olho dominante, ou seja, um olho que inconscientemente o cérebro favorece a visão. Dessa forma, aproveitamos este fato e, quando da correção,  deixamos o olho dominante com visão corrigida para longe e o olho não dominante é deixado com visão corrigida para perto. Os olhos trabalham juntos produzindo binocularidade e visão satisfatória para longe e perto. É possível sair à noite sem óculos e ainda ler um cardápio, por exemplo. Em algumas situações poderá ser necessário o uso de óculos para detalhes, como no caso de leituras prolongadas.
            Após a cirurgia, a maioria das pessoas se sente totalmente adaptada à nova situação. Outras pessoas podem levar um tempo maior de até 3 meses para se adaptar. Vale ressaltar que a monovisão ( báscula) induzida pelo Laser produz uma experiência visual mais confortável que a produzida por lentes de contato dado as características da moldagem que o Laser produz na córnea.

            Tomemos como exemplo uma cliente minha de 60 anos, sem catarata, que usava 2.00(dois) graus de hipermetropia em ambos os olhos para enxergar longe. Ela ainda precisava de mais 3 graus na porção inferior do óculos multifocal para enxergar perto. No total ela precisava de 5(cinco) graus para fazer uma leitura e a sua visão para longe sem óculos era desagradável pois não reconhecia as pessoas.
            Foi proposto a correção a Laser ( LASIK). Foi submetida à cirurgia há 15 dias. Hoje apresenta acuidade visual com ambos os olhos que a permite sair à noite sem necessitar de óculos, dirigir durante o dia confortavelmente, ver a tela do aparelho celular, ler revistas  e um cardápio em um restaurante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares