sexta-feira, 15 de julho de 2011

NÃO QUERO USAR ÓCULOS APÓS MINHA CIRURGIA DE CATARATA

 À medida que envelhecemos, o cristalino ( lente natural de nossos olhos), vai enrijecendo e perdendo sua flexibilidade.  Os micromúsculos existentes dentro do olho não são mais capazes de mudar a forma do cristalino, que passa a não mais acomodar e perdemos a capacidade de ver de perto. Surge, então, a necessidade de óculos para leitura. Associada à necessidade de óculos para perto, mais tardiamente surgirá a catarata.



            A idade média em que surge a catarata, na nossa região, gira em torno de 60 anos. Algumas pessoas nunca terão uma catarata significativa que mereça cirurgia. Posso citar a minha avó que chegou aos 86 anos sem catarata. Outras terão catarata muito cedo. O aparecimento da catarata leva à baixa da acuidade visual e perda da qualidade de visão. Neste momento a cirurgia se impõe. A realização da cirurgia implica no implante de uma lente(LIO) para substituição de nossa lente natural, o cristalino. Nesse momento, aproveitamos o implante para corrigir o vício refracional, ou seja, o grau do paciente. 
              

            Muitos pacientes perguntam se o implante da lente é obrigatório. A verdade é que se não implantarmos lente alguma, o paciente ficará com um grau de óculos de aproximadamente 12(doze). Isto acontece porque o cristalino, por ser uma lente, tem poder refrativo, ou seja, graus.
            Hoje em dia, temos necessidades e exigências visuais cada vez maiores e, muitas vezes, aos 60 anos estamos em plena vida produtiva, usando microcomputador, assistindo a filmes, dirigindo, praticando esportes, etc. Em face disso, muitas vezes meu cliente, que tem catarata, deseja com a cirurgia, diminuir a dependência de óculos, usando o mínimo possível durante o dia.
            Temos basicamente duas opções para satisfazer essa necessidade de independência  na realização da cirurgia de catarata e implante de lente intra-ocular. A primeira, através do uso da dominância dos olhos usando lentes monofocais. A segunda, através do implante de lentes multifocais.
            A maioria das pessoaspossui um olho dominante, ou seja, um olho que inconscientemente favorece a visão. Dessa forma, aproveitamos este fato e, usando lentes intra-oculares monofocais deixamos o olho dominante com visão corrigida para longe e o olho não dominante é deixado com visão corrigida para perto. Os olhos trabalham juntos produzindo binocularidade e visão satisfatória para longe e perto. Chamamos esta técnica de báscula. É possível sair à noite sem óculos e ainda ler um cardápio, por exemplo. Em algumas situações poderá ser necessário o uso de óculos para detalhes.
            A segunda opção de correção se dá através de lentes intraoculares(LIO) bifocais. Essa lentes permitem visão de longe e perto em ambos os olhos. Vale ressaltar que a experiência visual com estas lentes é mais confortável que com óculos multifocais e bifocais. Proporcionam visão nítida para perto e longe sem prejuízo de visão noturna. Dispensam os óculos na maioria dos casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares